domingo, 3 de junho de 2012

Dom de ser mãe

(long post)

Meto-me a ler os meus babyblogs favoritos (a minha lista de blogs é quase só babyblogs, íncrivel! ADORO!) e vejo que as mães todas fazem milhentas actividades com os filhos. Mesmo que não contem o que fizeram própriamente dito, contam partes das conversas e percebe-se o que estavam a fazer. E são brincadeiras que os putos se derretem, elouquecem, e eu meto-me a pensar...

"Caramba.. eu não tenho jeito nenhum pa miúdos. Alguma vez eu me lembrava de fazer isto... foge, serei assim um dia com um filho meu? Tipo, queres brincar? Sim, a mãe atira-te um brinquedo para os pés e entretem-te aí. Será?? Espero que não... "

O R. anda-me só a "chatiar" com bebés, sempre "chatiou" mas nestes últimos meses tem sido ainda mais constante, e depois de sabermos que a minha irmã está grávida ainda se intensificou mais e começou os "vês? Eu tenho razão, e ainda por cima andavas de barriga com a tua irmã, não era bué fixe?", mas sinceramente, até tenho medo de ter um filho e ser a mãe que descrevi em cima. É que o R. tem um jeito natural para os putos, todos deliram com ele, vai buscar maluqueiras e ideias para brincadeiras que eu fico com cara de parva a olhar, tipo "como é que ele se foi lembrar daquilo?".

E depois vem-me à cabeça.. será que é por eu ser uma seca que, por exemplo, o afilhado dele até foge de mim?

Confesso que sempre tive vontade de ter filhos com o R., claro que com o seu tempo, mas até ja temos nomes escolhidos e essas coisas todas. Tenho a certeza que quero filhos com ele, tenho a certeza que vou amá-lo incondicionalmente e o meu peito vai encher-se de tanto amor por aquele ser, mas..... e se eu for uma mãe "ranhosa"? A típica mãe que os putos tão mortinhos pa ver fora de casa pa brincar com o pai, que é o "fixe"?
Resumidamente, tenho medo de ser má mãe. Ou uma seca de mãe. Ou ainda pior, uma mãe amorosa mas seca e sem piada nenhuma. Mas depois penso "bolas, a minha mãe criou-me como deve ser. Todos os valores que ela me incutiu estão bem presentes na minha vida, ensinou-me a ser uma pessoa como deve ser. De certeza que vou ser boa mãe", mas a verdade é que tenho muito medo.

E aí está o dilema.. sei que o R. é um pai nato, ainda não os tem e já mostra ser um pai maravilhoso, mas e eu? Será que tenho "fibra" para ser mãe? Será que tenho o dom...?

6 comentários:

Vanilla disse...

Cátia vou-te contar um segredo...toda o bebe/criança AMA a sua mãe! Não tenhas duvida nenhuma nisso! Não há amor como o amor de mãe/filho. Essa fase que falaste é a fase critica da adolescencia ai nem a palavra mãe é cool! loool
Esse medo é tipico, é normal, mas muda tudo quando são os nossos filhos. São nossos...é diferente! Nestes ultimos dias, tive em contacto com outros bebes, um deles recem-nascido, podes não acreditar mas peguei nele, parecia que nem lhe sabia pegar já, porque temos sempre receio, por não ser nosso. Os outros eram da idade da B, mas mesmo assim fiquei sem jeito ao pé dos miudos. Mas com a minha filhota o á vontade é diferente.
As nossas brincadeiras juntas, por muito que não seja originais e logico ainda não chegamos a esse ponto, mas ela diverte-se á brava. É tão fácil entreter e divertir uma criança, eles deliram com tudo e são felizes com pouquinho, é mesmo delicioso. Por isso não te preocupes, esses sentimentos são naturais! ;)

Dreia disse...

Opá nada disso... olha gostei muito da resposta da vanila "cada bebé ama sua mãe" por mais enfandonha que esta possa ser... LOL...
Mas olha que as questões que colocas hoje não são novidade para kk mãe, eu tb punha-me a pensar que raio iria fazer com um filho o dia todo... e olha é o mais natural que há... as mães são umas verdadeiras artistas e educadoras no que toca a entreter putos!!
tu, só pela preocupação k demonstras só podes vir a ser uma excelente mãe!

Katy disse...

Obrigada pelas tuas palavras Vanilla :)

Acho que ainda fico com mais medo por ver o R. a ser adorado pelos miúdos e eu mal sei falar com eles. Espero que um dia com um filho meu seja como dizes! Senão tou lixada..

Katy disse...

Opá vocês são umas queridas! Obrigada mesmo :)

Espero que tenham razão! Também me meto a pensar às vezes o mesmo Dreia, "o que é que vou fazer um dia inteiro com um puto?", só espero que seja tão natural para mim como é para vocês :)

Pobre(o)Tanas disse...

Olha Katy eu penso o mesmo que tu. Vejo por mim, sou chata, refilona, perfeccionista e melga até dizer chega. O meu "Jacinto" passa horas com os sobrinhos, salta, pula, ri, grita (mais que os miudos até, parece um indio) e tem ideias que fico parva... Eu so quero sossego para a cabeça, um pc perto para ler noticias, blogs e pesquisar, comida de microondas e uma cama lavadinha! No outro dia quase chorei por todas as mães que conheço saberem fazer ponto cruz, renda e eu, pobre de mim, só me sei rir e pouco mais... No entanto, quando a Eva nascer, sei que irei inventar. Correr, pular, gritar e rir ainda mais do que agora. Por isso não tenhas medo que não irás atirar o brinquedo ao teu filho como quem atira uma bola a um canito. Nem eu faço isso aos cães - atiro várias ao mesmo tempo para eles deixarem-me sossegada AHAHAHAHAHAHAHAH Brincadeira! Quando estiveres pronta o teu corpo o dirá ;) Beijinho!

Katy disse...

"Por isso não tenhas medo que não irás atirar o brinquedo ao teu filho como quem atira uma bola a um canito. Nem eu faço isso aos cães - atiro várias ao mesmo tempo para eles deixarem-me sossegada AHAHAHAHAHAHAHAH "


LOOOOOOOOOOL xD fartei-me de rir!! :P

Espero que assim seja. Tenho aquele bichinho de ter um filho mas tenho esse medo de ser uma mãe horrivel. Com sorte serei como tu e depois até mando várias bolas aos meus cães também só para eu e o meu filho ficarmos a ver LOL