terça-feira, 10 de julho de 2012

Burrice pede cálculos escritos - iogurtes (editado)

Como eu sou muito boa em matemática, ando aqui a tentar ver se realmente me compensa fazer iogurtes na Bimby ou não. Os boiões que vinham com a iogurteira são muito lindos, tampinhas ás cores e tudo, todos xpto, mas muito grandes. Cada um leva o mesmo que 2 iogurtes daqueles de compra, o que dá logo para um lanche ajantarado quase. Prefiro os copinhos da Leiteira, sorry my friends. Ficam para compotas ou outros doces.

Estava eu a dizer, sou uma porcaria a matemática. Para mim 2+2 bem podiam ser 5, que eu não quero saber. Se alguém mo disser e eu não parar para pensar, aceno com a cabeça que sim. Yep, é o quanto estúpida a matemática sou. Portanto estes cálculos vão ser postos aqui, porque amanhã já não me vou lembrar disto e assim venho aqui ver. Sorry a vocês meus leitores, que têm de levar com estas vergonhas e coisas sem interesse. It's my life..

Ora 1L de leite cá, de marca branca e o mais baratinho (mas bom), custa 0,56€.

Estas coisas lindas que já ouvi dizer maravilhas...:
...são aromas especialmente feitos para iogurtes e custam 2,60€. Tem de se pôr a embalagem toda para 1L de leite. Cada embalagem trás 125g (menos os de limão, que não sei porquê só trás 108g, mas prontes). Vou exprimentar uma destas embalagens hoje de limão e depois falo-vos um pouco disto. Queria exprimentar de morango, mas o R. começou a pátáti pátátá e blá blá blás e prontes, lá tenho de lhe fazer a vontadéca.

Ora esta coisa que é um fermento especial para iogurtes (que isto aqui há de tudo)...:

 ...custa 2,62€. Trás 4 saquetas, uma por litro de leite. Diz na embalagem que, ao todo, dá para 32 porções. Vamos ver se é verdade, né?
Há de 3 qualidades, este que comprei que é Bifidus, o normal e o cremoso. O cremoso não havia, of course. Quando eu quero alguma coisa nunca há...


Ok... tão a seguir o raciocínio? Pois bem, vamos lá a contas:

Cada boião da iogurteira é equivalente a 2 iogurtes dos normais. Se 1L de leite me dá á conta para os 7 boiões, para os copinhos normais dá para 14 (vá, vou arredondar para 12, que foi o que sempre me deu).

Então bamos lá ber... 1L de leite: 0,56€+  o arôma Lagrange: 2.60€ + 1 saqueta de fermento para iogurtes: 0.98€ = 4,14€.

4,14€ / 0,34€.

Cada um fica-me a 0,34€.

Editado.


(Erros de propósito, não me pensem burra duplicada!)

Nenhum comentário: